É super importante você ficar por dentro da causa e diagnóstico da gastrite. Isso porque, segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, cerca de 70% da população possui algum tipo de gastrite.
Assim, conhecer sua causa e sintomas é fundamental para encontrar o tratamento adequado. Além disso, o diagnóstico da gastrite rápido também é decisivo para uma melhor qualidade de vida, e mesmo para a cura dessa enfermidade.
Então, veja a seguir mais informações sobre a causa e diagnóstico da gastrite e procure ficar bem informado sobre o assunto.
Conteúdo do artigo
Definição e sintomas da gastrite
A gastrite é uma inflamação que atinge o revestimento do estômago. E isso prejudica o funcionamento desse órgão tão importante.
O revestimento gástrico do nosso estômago é muito resistente, suportando alimentos ácidos, inclusive. No entanto, ele pode sofrer com irritação e inflamação. E é aí que surge a gastrite. Essa condição é dividida em duas grandes categorias:
- Erosiva: é a mais grave que existe, pois há também uma corrosão do revestimento gástrico. Ela pode se desenvolver subitamente ou lentamente em pessoas saudáveis ou com doenças pré-existentes;
- Não-erosiva: é menos grave, pois consiste em alterações menores do revestimento gástrico. Pode ocorrer em todo o estômago ou em algumas partes.
Já os sintomas variam bastante em cada pessoa. Em muitos casos, a condição é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas visíveis. Mas, na maioria das vezes, a gastrite envolve:
- Náuseas e vômitos, principalmente após as refeições;
- Desconforto abdominal;
- Indigestão;
- Dores abdominais;
- Sensação de estufamento e queimação.
No caso de náuseas e vômitos constante, a pessoa deve procurar um médico imediatamente. Isso porque a gastrite pode causar outras complicações, como hemorragias e úlceras.
Tipos específicos de gastrite e causas
A causa e diagnóstico da gastrite também varia de acordo com o tipo da condição. Por isso uma avaliação rigorosa por parte do médico é fundamental. Assim, separamos alguns de seus principais tipos e causas prováveis:
- Gastrite aguda: é um tipo de gastrite erosiva e, infelizmente, muito comum nos dias de hoje. Pode ser ocasionada por estresse ou por outras doenças. Nesse caso, algumas doenças reduzem o fluxo de sangue para o estômago. Isso contribui para o surgimento da inflamação e de lesões na região;
- Gastrite viral ou fúngica: geralmente é causada por conta do sistema imunológico comprometido. É comum em pacientes com doenças crônicas e que fazem o uso constante de medicamentos imunossupressores;
- Gastrite por radiação: surge como uma das consequências da radioterapia, quando aplicada na região do tórax e abdômen;
- Gastrite pós-gastrectomia: surge após o procedimento de extração de parte do estômago. A inflamação pode aparecer no local onde o tecido foi suturado;
- Gastrite atrófica: aparece geralmente em pessoas com alguma deficiência imunológica ou em pessoas com infecção crônica. Dessa forma, o revestimento gástrico vai ficando cada vez mais fino, até o aparecimento dessa condição.
Enfim, esses são alguns tipos de gastrite e suas prováveis causas. Lembrando que, diante de qualquer sintoma, o ideal é procurar ajuda médica.
Diagnóstico da gastrite
O diagnóstico da gastrite e tratamento vai variar de paciente para paciente. Alguns são mais rápidos, já outros demoram um pouco mais.
Além de fazer um levantamento sobre os sintomas do paciente, o médico precisa ter em mãos seu histórico completo. Isso inclui a lista de doenças pré-existentes, tratamentos anteriores, medicações que a pessoa está tomando e outras informações relevantes.
Se houver forte suspeita de gastrite, o médico solicitará um exame chamado endoscopia digestiva alta. Mas talvez nem seja necessária a realização do exame. Ressaltando que, isso depende de cada médico e de cada paciente.
A endoscopia digestiva alta consiste na utilização de um endoscópio que vai permitir que o médico examine o estômago da pessoa. Em alguns casos, o profissional realiza uma biópsia, ou seja, extrai uma amostra de tecido para posterior análise em laboratório.
Qual o tratamento para essa condição?
Após a confirmação do diagnóstico, o médico poderá receitar alguns medicamentos. Nos casos menos graves, muitas vezes a ingestão de antiácidos resolve o problema.
Mas, em casos mais complexos, tratamentos específicos devem ser seguidos pelo paciente. Eles incluem o uso de diversos remédios, que variam dependendo da causa e diagnóstico da gastrite.
Cada tipo de gastrite possuem uma abordagem e o paciente deve seguir o tratamento até o final (mesmo que apresente melhora nos primeiros dias).
Então, essas são as principais informações sobre a causa e diagnóstico da gastrite. Lembrando que o estresse, excesso de bebida alcóolica e alimentação ruim contribuem para o surgimento dessa doença.
E, diante de qualquer sintoma mencionado neste artigo, procure um médico de confiança especializado na área. Assim é possível saber mais sobre essa condição.