Introduzir a maca peruana na rotina é uma maneira natural e eficaz de aumentar sua vitalidade e níveis de energia. A maca (maca lepidium) é uma das poucas plantas classificadas como adaptógenas (o ginseng é outro). Diz-se que esse tipo de planta contém aminoácidos e outros nutrientes que aumentam a energia da força vital.
Conteúdo do artigo
Mas o que é a maca peruana?
Maca é uma planta que se origina nos Andes peruanos e cresce em altitudes de 3.500 m. A planta da maca cresce em solos rochosos, que geralmente são inóspitos para a maioria das outras vegetações, e prospera em condições climáticas extremas, como frio congelante, luz solar intensa e ventos fortes.
A planta Maca produz folhas e uma raiz pequena, do tamanho de um rabanete. É a raiz que é muito usada há milhares de anos devido à sua capacidade medicinal de aumentar naturalmente a energia, a resistência e a fertilidade.
Maca peruana funciona como uma verdadeira potência nutricional. O conteúdo nutricional de raízes de maca secas consiste em 13-16% de proteína, 8,5% de fibra, 19 aminoácidos essenciais, vitaminas A, B1, B2, B3, C e D, minerais ferro, magnésio, cobre, zinco, sódio, potássio, cálcio, vários glucosinolatos, 20 ácidos graxos livres e compostos únicos chamados macaenes e macamidas.
Benefícios da maca peruana
Como mencionamos, a maca peruana é uma potência nutricional que é densa em aminoácidos, vitaminas e minerais. É também um adaptógeno, o que significa que aumenta a saúde sexual e a força geral. Pesquisas revelaram que a maca trabalha para aumentar o funcionamento físico geral do corpo e para melhorar o humor.
A maca é considerada muito benéfica para o equilíbrio hormonal, aprimoramento da função endócrina e da tireoide e até aprimoramento do sistema imunológico. Esses benefícios provavelmente estão relacionados ao seu alto conteúdo de aminoácidos, pois hormônios são construídos de aminoácidos e colesterol.
Com o tempo, o uso da maca pode levar ainda há vários benefícios relacionados à energia, incluindo maior disposição, resistência, melhora do humor e capacidade de lidar com o estresse.
Atualmente a Maca peruana é usada em suplementos alimentares como excitante feminino e estimulante masculino.
Como tomar maca peruana
Uma das perguntas mais comuns é sobre a quantidade de maca a ser consumida. Existe uma grande variedade de informações disponíveis e nem todas são precisas. Então, qual é a quantidade correta de maca peruana para ser ingerida?
A maneira mais eficaz de tomar maca em pó é misturá-la em água ou em um simples suco de frutas e tomar com o estômago vazio 10 a 15 minutos antes de tomar o café da manhã. ingerir a maca com o estômago vazio permite que ele absorva um pouco mais rápido e com mais eficiência. Para a maioria das pessoas, também é bom misturar maca em pó em smoothies e outras bebidas, bem como em alguns tipos de alimentos.
Ao começar uma rotina com maca peruana, você deve considerar o quanto pesa como um fator importante na determinação da sua dosagem. Você também deve considerar sua saúde geral e idade. Você pode ajustar as quantidades conforme necessário, dependendo da quantidade de energia extra que deseja ou até que ponto atinge outros objetivos de saúde.
A dosagem terapêutica da maca é diferente da dosagem geral para a saúde. Isso porque as dosagens recomendadas de maca peruana para fins terapêuticos geralmente são mais altas do que para a saúde geral. Por exemplo, se você estiver tomando maca especificamente para ajudar na fertilidade, convém aumentar sua ingestão ao longo do tempo.
Dito isso, algumas recomendações diárias são:
Esses níveis de dosagem são baseados em pessoas de 40 anos com boa saúde e peso de 75kg. Se você pesar mais ou menos, ajuste a dosagem de acordo.
Nota: 1 colher de chá de pó de maca pesa cerca de 3 gramas.
Maca crua em pó
Todas as cores, incluindo maca vermelha, maca preta e maca amarela
Recomendações diárias – 3-9 gramas (1-3 colheres de chá) ou 2-8 cápsulas
Maca Gelatinizada em cápsulas
Todas as cores, incluindo Maca Vermelha, Preta e Amarela ( embora a Maca Gelatinizada seja mais concentrada, recomenda-sea mesma quantidade para compensar o fato de alguns nutrientes terem sido destruídos pelo aquecimento).
Recomendações diárias – 3-9 gramas (1-3 colheres de chá) ou 2-8 cápsulas
Extratos de maca
Recomendações diárias – 2-4 gotas (1/2 colher de chá)
Agora que você já sabe para que serve a maca peruana e como pode tomá-la de maneira segura, escolha a sua opção favorita e aproveite seus benefícios!